Grande Leilão dos Hospices de Beaune

Ao final da guerra dos cem anos, sensibilizado pela miséria que se abateu sobre um grande número de borgonheses, Nicolas ROLIN, chanceler do duque da Borgonha Philippe LE BON, decide criar um hospital para os mais necessitados.
L’Hôtel-Dieu – « Um palácio para os pobres » Mais que um simples hospital, Nicolas ROLIN constrói um dos maiores monumentos da região, acolhendo o primeiro paciente em 1452, com suas fachadas góticas, seus emblemáticos telhados com cores vivas formando motivos geométricos. O Hôtel Dieu verá seu ultimo paciente deixar o palácio em 1983
Desde o século XV homens e mulheres foram deixando suas riquezas para os Hospices de Beaune. Na Borgonha, nada é mais precioso do que a vinha, e é a partir de vinhedos doados que o domínio dos Hospices de Beaune cresce, sempre refletindo a diversidade dos grandes terrois da Borgonha e a generosidade de seu povo.
O leilão acontece sempre no terceiro domingo de novembro, e chama a atenção por seus lances vultuosos atraindo negociantes do mundo inteiro.
Em 2013 o leilão dos Hospices de Beaune gerou um volume bruto de mais de 5,7 milhões de euros, que juntamente com a bilheteria do Hôtel Dieu, servem para manter os novos hospitais de Beaune.
O que acontece antes, durante e depois do leilão, contado através dos olhos de três personagens da Borgonnha.