Chablis

Chablis é o vinho branco mais conhecido no mundo juntamente com o Champagne. Fruto de uma única uva, a Chardonnay, encontrada no mundo inteiro, é uma casta que se exprime nas formas mais variadas mas, mesmo assim, um Chablis é imediatamente reconhecível.
Localizado no departamento de Yonne, ao norte da Borgonha, a menos de 200 quilômetros de Paris, os vinhedos de Chablis tem 5.000 hectares, distribuídos por vinte cidades e vilarejos ao longo do vale do rio Serein.
São 300 pequenas propriedades que produzem 40 milhões de garrafas, dividas em quatro níveis hierárquicos: Petit Chablis, Chablis, Chablis Premier Cru e os Chablis Grand Cru.
A apelação Chablis foi oficializada em 1938, em um decreto que estabelece todos os limites da apelação, e principalmente os 7 climats Grands Crus: Blanchot, Bougros,
Les Clos, Grenouilles, Les Preuses, Valmur e Vaudésir. Um mosaico de 104 hectares que os monges cistecienses da abadia de Pontigny já haviam claramente determinado desde o século XIII.
De lá para cá o perímetro não mudou, mas um oitavo Grand Cru não foi mantido em 1938, La Moutonne, um climat de 2,35ha situado 95% no Grand Cru Vaudésir e 5% sobre Les Preuses. La Moutonne produz uma garrafa mítica, elaborada por Matthieu MANGENOT, enólogo e diretor do Domaine Long-Depaquit, que neste filme conta a fantástica historia deste Grand Cru e ainda explica em detalhes a elaboração do Chablis.